O Conceito

Novidades

Biografias e Obras

O Escritório


5 + 5
akira umeda - yurei
alzira fragoso - encarnado
ana kesselring - corps du monde (corpos do mundo)
ana michaelis - ilusão
ana nitzan - ...foi num dia, no jardim
ana nitzan - sublimação
ana paula lobo -"e se houvesse ainda e sempre e somente palavras"
antonio sobral - arrebentação
antonio sobral - força latente
antonio sobral - perestroika
carlos emilio - cintilações
catherine ferraz - catherine, la tête dans les nuages
cecilia dequech - solitude
cristiane mohallem - canção da estrada
cristiane mohallem - céus são céus
cristiane mohallem - entre mãos: pinturas
daniella liu herzog - transpaisagens
dconcept hospeda Aluga-se
dione veiga - solutilis
edu rodrigues - geografia
edu rodrigues - válvulas
estrela do pari futebol clube
felipe o. mello - majesty
felipe oliveira mello - herdeiros
flavia vivacqua - flavia vivacqua
gabriel nehemy - azul, cinza, rosa
juliana garcia - avulsos em série
katia fiera - e quem quiser que conte outra...
katia fiera - katia fiera
kika nicolela - exquisite corpse video project
lucas lenci - aifonepics
luiz sôlha - cineramas
marcos vilas boas - cenários
marcos vilas boas - horizontes retos
marcos vilas boas - meio-dia
marcos vilas boas - na altura dos olhos
marina ayra - bruma espuma ao amanhecer-
marlene stamm - da aurora ao crepúsculo
marlene stamm - silêncio
Mosaico
néle azevedo - o que pode um corpo?
nicole mouracade-nin - cadernos de zizi
no limite da linha - coletiva de desenho
patricia bigarelli - silêncio
renata cruz - classificação das espécies
rosângela dorazio - pelas paredes
rosilene fontes - uma historia da infância
teresa berlinck - biblioteca ilustrada, sábado e domingo
vera martins - por um fio...ETERNIZADO
vicente de mello - noite americana - interiores
victor lema riqué - el bosque II
yara dewachter-quase verdades
yolima reyes - sorbitos
nicole mouracade-nin - cadernos de zizi
de 3/10/2007 à 20/11/2007.
Cadernos de Zizi
Colecionar é coletar ou recolher objetos de natureza semelhante. Os fins visados por essa prática são tão ou mais variados quanto os motivos que sugerem os critérios de seleção dos objetos, muitas vezes inconscientes. Mais importantes que os fins são, porém, os princípios, e os que regem a prática colecionista são dois: a preservação e a ordenação. Colecionar é rememorar e organizar, é um modo de manter viva e nítida a memória de algo importante para o colecionador.
Nicole Mouracade-Nim é uma colecionadora. O objeto preferencial das suas coleções é a prática colecionista de seus antepassados, à qual faz referência com pinturas-livro, pinturas-caderno e, nesta exposição, com pinturas-palavra. Formadas com uma só pincelada de nanquim, as palavras pintadas por Mouracade-Nim propõem um texto imaginário grafado em uma folha de caderno, ele próprio uma coleção de registros.
Sendo produzidas em gestos únicos sobre os quais Nicole Mouracade-Nim tem controle relativo, as pinturas-palavra também podem ser vistas isoladamente, como as folhas dos cadernos em que Zizi, sua avó, registrava cada um dos objetos de suas numerosas coleções. Ainda que, de tempos em tempos, Zizi trocasse a coleção de caixas de fósforo pela de astrolábios nas paredes de casa, os cadernos lhe dariam acesso permanente a todas as coleções, neles inventariadas e racionalizadas.
Cadernos de Zizi evocam o desejo de apropriação e conservação, a memória afetiva que habita em cada um.
Magnólia Costa